15 dicas de estudo para você arrasar no inglês
Dicas

15 dicas de estudo para você arrasar no inglês

Estudar um novo idioma não é fácil. Mais do que pegar livros, e-books, apostilas, exercícios e investir na conversação, é preciso sentir-se um nativo e pensar como ele na hora de formar frases que conduzem uma conversa.

Para facilitar os seus estudos, o UOL Curso de Inglês reuniu 15 dicas de estudo que vão ajudá-lo nessa difícil, mas compensadora tarefa de tornar-se bilíngue. Vamos lá?!

1- Leia livros e assista filmes em inglês

Ler livros e assistir filmes em inglês ajuda muito no aprendizado. Você não precisa se preocupar em traduzir palavra por palavra, mas em entender o contexto geral da história. Assim, você consegue se familiarizar com o idioma e estender o seu vocabulário.

2- Estude gírias e expressões do idioma

A língua inglesa possui muitas gírias! Por isso, ao aprender o idioma, é muito importante que você busque e estude essas palavras e expressões para não cair em nenhuma armadilha e se confundir na outra de se comunicar.

3- Associe o estudo do inglês àquilo que você gosta

Sempre que possível, associe o estudo àquilo que você gosta. Procure textos em inglês sobre assuntos do seu interesse, leia e tente traduzir as letras das músicas que não saem da sua cabeça e veja o filme que você gosta com o áudio e legenda em inglês.

4- Pratique bastante a conversação

Decidiu dedicar o domingo aos estudos? Então, vamos te dar uma dica: converse com outras pessoas em inglês para praticar o idioma. Vale algum parente, amigo ou professor, o que importa é praticar a conversação sempre!

5- Anote palavras novas em um caderno

Deparou-se com uma nova palavra em inglês? Procure o significado dela e escreva tudo em um caderno. Assim, você amplia o seu vocabulário e, caso esqueça alguma expressão, tem suas próprias anotações para lembrar!

6- Mantenha um ritmo de estudo

De nada adianta você estudar inglês um dia inteiro e, depois, ficar uma semana sem praticar o idioma. Para aprender de verdade é preciso manter um ritmo de estudos. Reserve os dias e horários que você irá se dedicar a essa atividade e mantenha o foco total!

7- Insira o estudo dentro de um contexto

Quando você está estudando um novo idioma, precisa tentar fazer aplicações dele no seu dia a dia. De nada adianta você aprender uma palavra nova em inglês e não aplicá-la em uma frase, por exemplo. Por isso, tente sempre buscar um contexto para novas expressões estrangeiras. Isso torna o seu estudo mais prático e eficiente.

8- Faça perguntas

Fazer perguntas é uma ótima técnica de aprendizagem, pois você sai da posição de ouvinte e interage com o conteúdo abordado. Por isso, sempre que for estudar inglês, faça uma pergunta. Pode ser para o professor ou para um amigo que domine o idioma. O importante é quebrar a passividade e se envolver de verdade nos estudos.

9- Ouça músicas em inglês

Essa dica você já deve ter escutado por aí, certo? Não é novidade que a música ajuda muito no aprendizado de idiomas. Porém, o segredo é escolher a música certa! Opte pelas canções mais lentas ou aquelas em que a pronúncia é de fácil compreensão. Isso facilita muito a absorção!

10- Acesse sites em inglês

Você já sabe que para aprender inglês é preciso se familiarizar com o idioma. Uma boa dica de como fazer isso é acessar sites em inglês. Mesmo que você não entenda todo o conteúdo, vai perceber como é feita a construção das frases e como as palavras são inseridas em um contexto.

11- Fale inglês antes de dormir

Quando você se prepara para dormir, geralmente, está mais relaxado. Por isso, essa é uma boa hora para falar inglês e treinar o seu vocabulário. Além disso, o nosso cérebro ainda fica trabalhando por um tempo depois que pegamos no sono, fazendo com o que conteúdo seja absorvido mais facilmente.

12- Evite comparar o inglês com o português

Para começar, tratam-se de dois idiomas de origens distintas e sempre que uma comparação é feita entre eles, um dos lados sai perdendo. Portanto, comparar não vai mudar o outro idioma. Conviva com as diferenças e deixe essas comparações de lado.

13- Leia os conteúdos em voz alta

Treinar frases e diálogos em voz alta ajuda a identificar problemas na pronúncia e como ela pode ser melhorada, além de tornar mais fácil a memorização daquilo que está sendo estudado.

14- Grave você falando inglês

Falar e gravar o que foi dito em inglês é uma ótima maneira de estudar. Essa técnica ajuda a memorizar de forma mais fácil o conteúdo e, também, a identificar os erros que precisam ser melhorados.

15- Estabeleça relações entre as palavras

Sempre relacione as palavras para lembrar com mais facilidade delas em qualquer situação. Por exemplo: “hot-dog” você sabe que é cachorro-quente, por isso, lembre-se que “hot” é quente e toda vez que precisar desta palavra ela estará na sua mente.

E aí, anotou todas as dicas? Conheça o UOL Curso de Inglês, venha estudar conosco e coloque essas sugestões em prática no dia a dia!

Sobre o autor

UOL Curso de Inglês

UOL Curso de Inglês

Deixar comentário.

Share This