Confira 15 curiosidades sobre “Star Wars”
Cultura e Entretenimento

Confira 15 curiosidades sobre “Star Wars”

Você é fã da série de filmes “Star Wars”, criada pelo cineasta George Lucas? Então, deve saber que todo dia 4 de maio é comemorado o Star Wars Day. Mas, você sabe o motivo dessa data ter sido escolhida para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes dessa clássica série?

A razão se deve à famosa frase “May the force be with you” (“Que a força esteja com você”, em tradução livre), que é citada diversas vezes no filme. É que, ao falar essa sentença, muitos fãs pronunciam “May the fourth be with you” (“Quatro de maio esteja com você”, em tradução livre). Taí a explicação do Star Wars Day ser celebrado no dia 4 de maio.

Quer saber sobre essa série de filmes? Confira a seguir 15 curiosidades interessantes que o UOL Curso de Inglês selecionou!

1- O ator Mark Hamill sofreu um acidente de carro grave que o deixou com uma cicatriz no rosto um pouco antes de começarem as filmagens de “Star Wars: Episódio V”. Por isso, a cena em que o seu personagem Luke Skywalker foi ferido por um Wampa teve que ser incluída, para justificar a cicatriz.

2- Muitas das construções feitas para gravas as cenas que se passavam em Tatooine, o planeta natal da família Skywalker, ainda permanecem no mesmo lugar, na Tunísia. Algumas delas, inclusive, são hoje habitadas.

3- A linguagem das pequenas criaturas roedoras Jawas foi pensada como uma versão acelerada da língua zulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul.

4- O boneco utilizado para representar o Mestre Yoda foi dispensado a partir do “Episódio II – Ataque dos Clones”. Depois disso, Yoda passou a ser produzido digitalmente e a marionete seguiu apenas como uma orientação no set de filmagem.

5- Lembra do gângster alienígena Jabba conhecido como Hutt? Ele era apresentado em formato de lesma corpulenta e, nas filmagens, era controlado por 10 fantoches.

6- O temido som que imitava a respiração do vilão Darth Vader foi criado a partir de um regulador de mergulho.

7- O ator Alec Guiness, que interpretava o personagem Obi-Wan, assim como muitos outros atores de Star Wars, pensava que os filmes da série não dariam certo. Por isso, ele assinou um contrato para receber apenas 2% da arrecadação de todos os filmes em que aparece. A “pequena” quantia somou mais de US$ 95 milhões.

8- A roupa usada pelo caçador de recompensas Bossk em diversos filmes da série foi, na verdade, reciclada e reaproveitada de um episódio da série “Doctor Who”.

9- O ator Peter Cushing, que viveu o Grand Moff Tarkin nos filmes, odiava as botas que ele tinha que usar durante as gravações. Por achar que elas eram desconfortáveis demais, ele decidiu gravar muitas cenas usando chinelo.

10- O ator Harrison Ford queria que o seu personagem Han Solo fosse morto logo depois do primeiro filme da série. Porém, o cineasta e criador George Lucas não concordou com a ideia e prometeu que o transformaria em herói.

11- De acordo com o American Film Institute, a expressão “Que a força esteja com você” é a 8ª mais famosa da história cinematográfica.

12- O personagem Luke Skywalker foi imaginado, a princípio, como uma mulher, depois um anão, um general e, por fim, como o real Skywalker que conhecemos.

13- Foram necessários três atores para dar vida ao vilão Darth Vader na trilogia original. David Prowse fez o corpo, Sebastian Shaw o rosto e James Earl Jones a voz.

14- O Mestre Yoda, originalmente, seria representado por um macaco segurando uma bengala e que usava uma máscara.

15- Uma veia do rosto do ator Mark Hamill, que interpretava Luke Skywalker, explodiu na cena do compactador de lixo. Isso aconteceu porque ele teve que prender a respiração por muito tempo.

E aí, gostou das curiosidades? Já sabia alguma delas? Aproveite para rever todos os filmes da série “Star Wars” em inglês e sem legenda para treinar o idioma. E, para aprender ainda mais, estude online com o UOL Curso de Inglês!

Sobre o autor

UOL Curso de Inglês

UOL Curso de Inglês

Deixar comentário.

Share This