Números em inglês: 5 truques para não errar
Dicas

Números em inglês: 5 truques para não errar

É muito fácil aprender a contar de um a dez em qualquer idioma. Basta memorizar. Mas usar os números pode ser um pouco mais complicado, dependendo do contexto.

Vamos ver como funciona:

1. Cardinal não é ordinal. É simples no seu idioma nativo, mas pode travar seu cérebro no inglês. Em português, “um” ou “one” é diferente de “primeiro” ou “first” − são, respectivamente, o cardinal e o ordinal.

2. Acerte na ordem. De primeiro até terceiro, os números ordinais em inglês e suas respectivas abreviações são únicos: first (1st), second (2nd) e third (3rd). Do quarto até o vigésimo, acrescenta-se sempre o “th” ao final do número cardinal que você já conhece − você modificará “six” para sixth (6th), “seven” para “seventh” (7th), e assim por diante. A exceção é “quinto”, que fica “fifth”.
Atenção: ao chegar ao “vinte e um”, você deverá dizer “twenty-first”, seguido por “twenty-second” e “twenty-third”, para daí voltar aos “th’s” − twenty-fourth, twenty-fifth, twenty-sixth. A regra é a mesma para trinta e poucos, quarenta e poucos, e por aí vai.

3. Como falar os dias do mês. Em português falamos todos os dias (com exceção de “primeiro”) usando números cardinais. Em inglês, o dia é em ordinal. Se você disser “primeiro de maio” ou “quatro de maio”, por exemplo, as traduções ficam “first of May” e “fourth of May”.

4. Como falar os anos. Enquanto aqui nós falamos o número inteiro, como “mil novecentos e noventa e um” para, no caso, dizer “1991”, em inglês a regra é separar o todo em dois blocos. Então, a mesma data fica “nineteen ninety one”. Caso você queira apenas dizer “anos 80”, poderá usar “eighties”.

5. Ponto ou vírgula? No inglês usa-se a vírgula para a separação dos números quando chegamos aos milhares. Enquanto aqui dizemos 10.900, em inglês o correto é escrever 10,900. O ponto é usado apenas na separação dos decimais.

Sobre o autor

UOL Curso de Inglês

UOL Curso de Inglês

Deixar comentário.

Share This